The Quiet Art, The Art of Zen… não se resume apenas em formas e cores, procurei ir além, tentando transmitir movimento na base canvas adicionando inúmeras técnicas.
A obra 01 – AKA01, foi minha primeira aventura no movimento e textura.
A obra 02 – TSURU, me inspirei no movimento do pássaro GROU.
E essa obra 03 – UMI, me desafiei humildemente transmitir a beleza das ondas o oceano, a vida no vai e vem… as cores azuis em diferentes tons…
Uma sensação indescritível… no momento que imaginava a onda fazendo curvas junto com o movimento do canvas.
TSURU, é nome do origame que representa o pássaro GROU, considerando tesouro nacional. Acredita-se que é uma ave sagrada que simboliza a paz e vida longa, representado em várias expressões de arte como dobradura (TSURU) pintura e literatura.
GROU (símbolo da longevidade)
A lenda diz: suas poderosas asas são capazes de levar as almas para o paraíso.
Atelier Kaimoto é meu cantinho encantado, meu porto seguro, onde posso liberar minhas emoções, os sentimentos, onde posso pincelar, pintar e bordar….ahhh…literalmente.
Como é bom estar em frente a obra, analisando, alisando… flertando, dialogando, trocando ideias sinceras… é uma parceria honesta e duradoura… mesmo depois de concluída. Fica uma saudades destes momentos íntimos de amor e cumplicidade.
A herança de minha mãe foi a paixão dela pela costura e modelagem… onde ingressei no ramo textil… com estampas e como designer de moda. E com esta bagagem, trago nesta nova linha de Kioko Kaimoto o textil + o The Quiet Art (a serenidade dos meus antepassados).
Processo de estudos e layouts da série 2024 INFINITO
São infinitos efeitos visuais quando duas cores se aproximam.
Comecei este layout a uma semana e meia…e…simplesmente parei….e respeitando este momento de bloqueio projetei espaços de decoração, fiz umas peças cerâmica, delicia lidar com a argila…. coloquei agenda de desejos em dia (tentar voltar a correr, quem sabe repetir as maratonas de New York, Punta del Leste, Patagônia…claro…se a prótese da cirurgia da coluna não doer )
Voltando ao SHIZEN….shizeniar para mim….é…sentir aquela sensação gostosa ao correr ….é indescritível!!! Sentei no meu atelier…e pintei mais um pedacinho do meu INFINITO…com muito amor, suspirando e me deliciando com minhas tintas.
Vai demorar um pouco…até concluir o layout….neste meio tempo…projeto a obra aqui dentro…estou amadurecendo, formatando…
Plantas, árvores, animais, insetos, bactérias, fungos e todas as espécies do ecossistema ….. nos oferece uma inspiração inesgotável com suas linhas, formas infinitas e uma imensa gama de cores.
“C O R ” é V I D A
Ela será a Protagonista desta nova fase contando a história de nossa casa, de cada pedacinho de nosso país.
Entre pinceladas, diluição e geometria, cada combinação, encontros e desencontros dos tons, trará um sentimento único!
O espelho da alma que oferece o momento presente em formas diferentes de expressão……ora intenso, ora vibrante ,ora melancólico ou mesmo acromático.
Seguindo a trajetória dos 50 anos têxtil ,continuo trabalhando com nossos 6 Biomas que abrigam inúmeras espécies, deste planeta.
“Je crois que l’art est parallèle à lá vie.”(acredito que a arte é paralela a vida)
Acredito também, que o SHIZEN(natureza) nada mais é que “a arte de viver”
Ou podemos fazer um jogo de palavras e dizer que viver é uma “arte”…de ver colorido, preto e branco, de ver e sentir o que está a sua frente, perfeito ou imperfeito, o reto , o curvo , o bidimensional, o 3D, o real, físico ou virtual ou mesmo a poesia que descreve tão sutilmente.
O momento ou a fotografia que capta através da alma e da lente do fotógrafo, sem deixar passar a escultura em suas diversas formas de expressão e materiais…é pelas mãos deste artista que conseguimos ver formas, volume, sensações….. é absurdo a magia de ver obras de tamanha beleza.
La Galerie Collection
O foco de visitar Paris desta vez (outrora na fase fashion designer)…por museus e galerias, trouxe a minha alma um suspiro de gratidão de poder sentir e ver tamanha beleza, admiração e respeito por tantos artistas….. que muito estudei e acompanhei em estudos e leituras.
Claude Monet
Amo cada pedacinho da história da arte….todos sem exceção…porém neste momento o foco foi arte moderna e contemporânea.
Galerie Perrotin
Como SHIZEN para mim é a arte de viver.….não pude deixar de visitar o JARDIN DES PLANTES….não há palavras como descrever o respeito pela natureza…por cada brotinho, cada árvore,…cada tudo…
A filosofia SHIZEN é conseguir interpretar a natureza em formas, cores, pinceladas, sensações, momentos únicos e acima de tudo amor, gratidão, respeito e humildade.
Aceito e reverencio a natureza e sua imperfeição.
As cores são únicas para cada momento do dia, são únicas para cada estação do ano. Ora suave como na série Primavera, ora vibrantes como nos temas Meu Brasil e Amazônia ou até mesmo atemporais, seguindo o The Quiet Art, onde o Shizen é interpretado em formas de sensações, como vento, paisagem, ar, terra, fogo e até mesmo o vazio.
Desenho as linhas de uma árvore seguindo suas curvas, galhos e bifurcações em direção a luz do sol. Observo a riqueza da superfície do tronco com uma textura tão rica em pontos e linhas e as coloco na tela.
Te convido a mergulhar nesse universo visualizando as minhas obras e espero que viaje comigo comigo…. será muito gratificante.
Hoje consegui vivenciar mais um dia de atenção plena. Ao sentar-me admirando a landscape sua beleza e linhas que definem o horizonte, quando o sol está ainda esboçando seu acordar, se espreguiçando, deliciosamente!!
Claro! Em companhia dos seres doguinhos, que me amam incondicionalmente.
Consegui dormir bem, acordar quando os pássaros começaram a cantar !!! um mix de canto… uma sinfonia… perfeita… sem legendas… ouvi o anuncio de um novo dia que vem me presentear !!
Após meia hora em atenção plena com a paisagem, fui caminhar por 1 hora, senti a cada minuto o movimento do corpo, dos braços, pernas, pés e panturrilhas… até o suor chegar anunciando os parabéns pelo exercício e o organismo agradecendo pelo esforço que foi feito com tanto prazer.
E para completar a sensação de missão cumprida, nadei por 30 minutos, onde o frescor da água acariciava minha pele, onde cada braçada e respirada criei a oportunidade de me conectar comigo mesma… os movimentos sincronizados e repetidos me levaram a colocar vários “pingos nos is”.
No movimento de inspirar ao colocar a face para fora da água, o sol fala!!! Hi …darling…I ❤️you ! Ao retornar a face na água expirando…observo o reflexo do sol na água… a água e a luz se mesclando é uma pintura, é um encantamento indescritível.
Obrigada dia.
Obrigada natureza mãe (SHIZEN)
Após 8 meses em continuação do vício por MULTITASK e vício pela adrenalina, planejamentos…perfeição….e…. compulsão por fazer tudo muito, tudo ao mesmo tempo… Estou dando sequência o processo de desintoxicação de 50 anos de pura adrenalina.
A atenção plena, a natureza (shizen) o mindfulness, o ato de fazer aquilo que te faz feliz no momento, e que te traz paz e prazer. O simples, o menos, focando no importante, no agora. O que passou não importa mais. O que virá, está muito longe e fora de nosso alcance.
O Shizen, a ART OF ZEN, é o ato de estar em comunhão com vida, com nosso interior, com a beleza de tudo que existe .
Não há denominação, o que você faz não define o que você é.
Você é aquilo que te faz expirar paz, e bem estar.
Se no momento pintar uma obra te faz sentir felicidade !!! Ok
Se a sensação de tocar o tronco de uma árvore…e sentir sua textura e seus olhos observar a mesma textura, com desenhos impossíveis do homem criar…!! OK.
VAMOS SHIZENIAR
Se o prazer em fazer seu alimento, colher de sua horta e de seu pomar, lhe trouxer a que sensação de ❤️❤️❤️ então está SHIZENiando!!
Se olhar para pessoa que está ao seu lado, convivendo em cumplicidade e sem palavras, surgir um sorriso sem mais nem menos, sem nenhum motivo especial, isto é estar SHIZENiando.
No dia a dia, não prestamos atenção onde estamos, o que fazemos ou porque de estarmos na hora, dia, ano, neste local… Como se fôssemos um ponto de Iocalização do waze ou maps… que apertamos um botão para compartiIhar… mesmo muitas vezes não tendo certeza do que estamos compartilhando.
Não prestamos mais atenção ao que fazemos….
Talvez nem fazemos por intenção, mas por automação… como que tirar rapidamente da frente pois temos adiante algo que demanda nossa atenção.
Isso é LOUCO… isso é viver fazendo (x) em opções múltiplas de sim ou não.
Por este raciocínio, me vejo admirando meu pontinho, Atelier Kaimoto, no meio desse mato todo, desta montanha que me tira o fôlego todas as vezes que a olho.
Em um mundo cada vez mais digital e voltado para o progresso, é fácil esquecer a maravilha que a natureza nos proporciona. A filosofia japonesa “Shizen” me ajuda a me reconectar com a beleza e a simplicidade da natureza.
Shizen (自然) é uma palavra japonesa que significa “natureza”. No entanto, seu significado vai além de apenas descrever o mundo natural. Shizen também representa a ideia de que a natureza é um espelho da essência da vida e que devemos aprender com ela para viver de maneira mais autêntica e significativa.
Simplicidade: na natureza, muitas vezes encontro beleza nas coisas mais simples, como uma flor desabrochando ou uma pedra lisa. Ao aplicar a simplicidade em minha vida, elimino o excesso e foco no que realmente importa.
“Fui caminhar…na volta, passei pela árvore e o perfume adocicado das flores da jabuticabeira, me fez parar e filmar…então percebi que era 12 setembro, faltam 11 dias para inicio primavera, fiquei encantada”
Harmonia: cada elemento desempenhando seu papel de maneira equilibrada. O Shizen me encoraja a buscar harmonia na própria vida, equilibrando trabalho, lazer, relacionamentos e autodescoberta.
Aceitação: A natureza aceita as estações do ano, o ciclo da vida e a impermanência. Shizen me lembra da importância de aceitar as mudanças na minha vida, fluindo com elas em vez de resistir.
Reservo tempo para estar ao ar livre, em contato com a natureza onde revitalizo minha mente e espírito.