Em um mundo cada vez mais digital e voltado para o progresso, é fácil esquecer a maravilha que a natureza nos proporciona. A filosofia japonesa “Shizen” me ajuda a me reconectar com a beleza e a simplicidade da natureza.
Shizen (自然) é uma palavra japonesa que significa “natureza”. No entanto, seu significado vai além de apenas descrever o mundo natural. Shizen também representa a ideia de que a natureza é um espelho da essência da vida e que devemos aprender com ela para viver de maneira mais autêntica e significativa.
Simplicidade: na natureza, muitas vezes encontro beleza nas coisas mais simples, como uma flor desabrochando ou uma pedra lisa. Ao aplicar a simplicidade em minha vida, elimino o excesso e foco no que realmente importa.
“Fui caminhar…na volta, passei pela árvore e o perfume adocicado das flores da jabuticabeira, me fez parar e filmar…então percebi que era 12 setembro, faltam 11 dias para inicio primavera, fiquei encantada”
Harmonia: cada elemento desempenhando seu papel de maneira equilibrada. O Shizen me encoraja a buscar harmonia na própria vida, equilibrando trabalho, lazer, relacionamentos e autodescoberta.
Aceitação: A natureza aceita as estações do ano, o ciclo da vida e a impermanência. Shizen me lembra da importância de aceitar as mudanças na minha vida, fluindo com elas em vez de resistir.
Reservo tempo para estar ao ar livre, em contato com a natureza onde revitalizo minha mente e espírito.